Lançamento de livro sobre o Cajueiro hoje no Solar Cultural da Terra, em São Luís

Acontece nesta quinta-feira, 18, a partir das 18h30, no Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis (Rua Rio Branco, casarão imediatamente atrás da Caixa Econômica da Praça Deodoro, centro de São Luís), o lançamento da obra “CAJUEIRO: A LUTA DE UMA COMUNIDADE PELO DIREITO DE EXISTIR”, do professor, mestre, sindicalista, servidor público e doutorando em Políticas Públicas (UFMA), Saulo Arcangeli.

O Livro

Publicado pela Editora Sundermann, a obra é fruto da dissertação de mestrado que recebeu o PRÊMIO UEMA DE TESES, DISSERTAÇÕES E OUTROS TIPOS DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE MESTRADO, oferecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão, em 2018.

O estudo aborda as relações de conflito entre os trabalhadores da Comunidade do Cajueiro e a empresas que pretendem construir um porto privado na região.

Tem como objetivos principais esclarecer as narrativas em torno da perspectiva de implantação do porto, inclusive, a forte intervenção estatal em favor das empresas e a luta da comunidade para manter seu território e modo de vida tradicional.

O autor

Saulo Costa Arcangeli é professor da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, é mestre em Desenvolvimento Socioespacial e Regional pela mesma Universidade, doutorando do Programa de Políticas Públicas da UFMA, servidor público e conselheiro do CONCID (Conselho da Cidade de São Luís-MA).

Está na atual Coordenação Geral do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União – Sintrajufe/MA, militante do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado – PSTU e membro da Executiva Estadual da Central Sindical e Popular CSP Conlutas.

Agenda

Lançamento do livro “CAJUEIRO: A LUTA DE UMA COMUNIDADE PELO DIREITO DE EXISTIR.”

18 de novembro de 2021, quinta-feira, às 18h30

No Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis, localizado na Rua Rio Branco, 420, Centro, São Luís (MA)