Escolhida Comissão que coordenará eleições no Sintrajufe

Destaque Jurídico Pauta Local

A Assembleia Geral convocada para a última quinta-feira 29 de agosto teve na sua pauta, além dos informes das lutas em âmbitos local e nacional, discussão e deliberação sobre assuntos administrativos do Sindicato relativos a patrimônio (possibilidade de troca da sede administrativa no Centro da capital maranhense) e informes jurídicos, a eleição da Comissão Eleitoral que regerá o processo geral no Sindicato para escolha da nova Diretoria Colegiada, Diretoria de Base e Conselho Fiscal da entidade.

Nos quesitos relativos à pauta administrativa, foi aprovada a indicação da diretoria, de venda da Sede Administrativa e busca de uma outra, mais próxima às sedes dos tribunais regionais e procuradorias federais, como forma de dinamizar as ações do Sindicato, colocando-o mais próximo do contato com a maior parte de sua base, facilitando a frequência do espaço dos trabalhadores por eles mesmos.

Sobre as lutas, foram dados informes da árdua batalha contra a reforma da Previdência, que inclusive avançou no Senado e teve relatório aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, devendo ir a plenário este mês. Foi mantida a indicação de realização de todo esforço possível para tentar barrar esse ataque, atuando em unidade com todas as forças contrárias à reforma, com participação em atividades conjuntas. Além da Previdência, avançam ainda outros ataques contra os trabalhadores e a sociedade, como a reforma administrativa que pode acabar com a estabilidade no serviço público representando duro golpe no Regime Jurídico Único, além de respostas violentas, como anúncio de formas por parte do governo para combater mobilizações sociais. Ainda assim, a avaliação é de que é necessário manter e fortalecer a resistência, inclusive com o fortalecimento do Sindicato por parte de quem ainda não está nesta luta.

Em relação à pauta jurídica, foram dados informes sobre atuação da Assessoria, buscando reconhecimento de direitos como a GAJ e a GAMPU como parte da remuneração, o que pode gerar ganhos para os filiados (veja aqui).

Eleições no Sindicato

Sobre este quesito, vale lembrar que estão abertas até o próximo dia 12 de setembro, quinta-feira da próxima semana, o prazo para inscrição de chapas para a Direção Colegiada do Sindicato, e de candidaturas individuais para representação por local de trabalho (Diretoria de Base) e para Conselho Fiscal do Sintrajufe. As inscrições podem ser feitas na Sede Administrativa, na rua de Santaninha, número 100, Centro de São Luís, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.

Seguindo determinação do Estatuto do Sindicato, as eleições deverão ser coordenadas por uma Comissão Eleitoral eleita em Assembleia de base, requisito cumprido nesta quinta-feira, 29.

Os presentes à Assembleia escolheram como membros da Comissão os servidores Luís Carlos Câmara, da Procuradoria Regional do Trabalho (PRT/MA), Edson Nascimento Júnior e Paulo Roberto Mendes da Silva, ambos servidores do TRE/MA.

TOME NOTA: As eleições do Sindicato acontecem no dia 11 de outubro, das 9h às 19h, nos principais locais de trabalho listados no Edital de convocação de eleições gerais (link abaixo). Para participar, o servidor deve estar filiado há três meses antes do pleito, portanto até o último dia 11 de julho. Todos e todas devem construir esse momento buscando fortalecer a entidade neste momento tão duro para a classe trabalhadora brasileira: não deixe de votar!

CONFIRA:

EDITAL ELEIÇÕES DIRETORIA COLEGIADA, BASE E CONSELHO FISCAL SINTRAJUFE