Assembleia Geral delibera programação para o Dia Nacional de Luta do Serviço Público, 7 de junho

Destaque Pauta Nacional

A Assembleia Geral realizada pelo Sintrajufe na última quarta-feira do mês de maio de 2018, dia 30, no TRE/MA, serviu mais uma vez para aproximar a base e também informar sobre as últimas ações do Sindicato e do conjunto dos trabalhadores na luta em defesa dos direitos que vêm sendo ameaçados a cada medida do governo federal.

Inicialmente, teve informes jurídicos com o advogado Eduardo Corrêa, da Assessoria do Sintrajufe (Confira AQUI).

Depois se iniciaram os debates e informes sobre conjuntura e resistência dos trabalhadores.

Nesse sentido, a direção do Sindicato informou a orientação da reunião do Fonasefe (Fórum Nacional de Entidades dos Servidores Públicos Federais), que indicou a construção, dia 7 de junho, de um dia unificado de lutas em defesa dos direitos, pela data-base, contra as terceirizações, reforma trabalhista, em defesa da Previdência e dos acordos firmados em lei garantindo reajuste aos trabalhadores do serviço público. Também foi tratada a necessidade de, nesse contexto de ataques, fortalecer a mobilização da base do Sintrajufe e o próprio Sindicato, com a aproximação entre base e entidade, e com a necessária retomada das filiações, posto que, desagregados, os trabalhadores ficam mais vulneráveis aos ataques.

Sobre esse item da pauta, os presentes à Assembleia Geral deliberaram por marcar o dia 7 como dia de luta em defesa dos direitos dos servidores, com dois atos reunindo a categoria nos horários de entrada: assim, as concentrações acontecem nesta quinta-feira, dia 7, às 8h, na entrada da sede do TRT/Maranhão, e às 13h, na entrada do TRE, ambos na Areinha, em São Luís.

Aos servidores do interior do Estado que tiverem locais de concentração unificada com outras categorias, é indicado o comparecimento e também que o Sindicato seja comunicado. A pauta completa desse dia de reivindicações está no material que vem sendo distribuído nos órgãos da base e nas redes do Sintrajufe e que segue reproduzido abaixo.

Como forma de fortalecer a unidade, a Assembleia também deliberou um recadastramento dos servidores junto ao Sindicato, para que estes possam receber as informações de modo mais efetivo e rápido.

Assim, sendo aos que não estão recebendo o boletim do Sintrajufe por e-mail, devem atualizar seus dados, repassando ao Sindicato seu endereço eletrônico (e-mail) e telefone para que as informações possam circular. A nova plataforma do site já é, também, um passo nessa estratégia.

A Assembleia tratou ainda da escolha dos representantes do Maranhão para a Plenária Nacional da Fenajufe, que acontece no início de agosto no estado da Bahia. Foram eleitos Gisélia Castro e Terezinha Souza (JT) e Emérson Sena (JE).