Golpe contra servidores: site falso pede dados por e-mail

Pauta Local

Através do aplicativo do Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, servidores estão sendo alertados para que não enviem dados solicitados para fins de cadastramento ou atualização por e-mail.

A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do ministério informa que NUNCA solicita atualização cadastral via e-mail, e vem identificando solicitações de dados de servidores via mensagem eletrônica com fins de obter dados pessoais para uso indevido por parte de criminosos cibernéticos que se utilizam de sites piratas, falsos, para obter, por exemplo, CPF (usuário), juntamente com o endereço de e-mail dos servidores e suas respectivas senhas.

O Sindicato reforça o alerta, orientando para que todos desconfiem de qualquer site ou aplicativo que solicite senha, algo que nunca é pedido por órgãos públicos, bancos, lojas etc.

A SGP orienta que, ao receber tal mensagem, o servidor deve apagá-la imediatamente.

Um dos endereços piratas para o qual o usuário é direcionado para que seus dados sejam capturados é ssoplanejamentogov.com.br. Esse endereço não deve ser aberto e, caso o seja, deve ser imediatamente fechado sem que nenhum campo seja preenchido.

Tanto servidores da ativa quanto aposentados são público-alvo dessa modalidade de golpe e todos devem ficar atentos.

A SGP informa ainda que, em caso de dúvida, procure-se a Unidade de Gestão de Pessoas do órgão em que o servidor é lotado, ou entre em contato com a Central de Atendimento 0800 978 9009.